SLIDER REVOLUTION - The Responsive Slider jQuery Plugin

GRUPO WADO
Data: 31 de julho Horário: 13:00 Local: Palco Principal

Do diálogo entre as culturas tradicional e a contemporânea, entre a dança e a música, o Grupo Cultural Wadō (União Harmoniosa em japonês) surgiu como uma iniciativa pioneira no estado da Bahia, realizando atividades como o Matsuri Dance, Taiko e Yosakoi Soran. Fundado em Setembro de 2008 em Salvador, hoje é composto por mais de 20 jovens que compartilham a paixão pela cultura nipônica e o desejo de expandi-la para todos os públicos interessados. Além disso, o Wadō tem como filosofia cultivar a dedicação, o espírito de união, a responsabilidade, a disciplina e a solidariedade, buscando sempre o desenvolvimento pessoal de seus integrantes. O seu repertório é repleto de músicas tradicionais, modernas e de composições próprias, mesclando o taiko com danças tradicionais japonesas e contemporâneas.

Taiko – A arte percussiva é símbolo cultural, religioso, artístico, político e social para o povo japonês. Tocar taiko é mais do que desenvolver a habilidade de bater em um tambor, é se apresentar com corpo e alma para sensibilizar todos ao redor. Mistura entre som e ação, sua intenção é fazer ouvir a sonoridade e mostrar os movimentos ao mesmo tempo.

Com indícios de sua aparição há quatro mil anos, o taiko se expandiu no período pós-Segunda Guerra Mundial. Seu caráter animado, dinâmico e propulsor fez romper o círculo da tradição folclórica e inseriu o estilo na música internacional, especialmente nas últimas décadas.

Danças – Além dos treinos percussivos, o Wadō desenvolve o Matsuri Dance (dança pop criada no Brasil e inspirada em movimentos de danças tradicionais japonesas).